sexta-feira, 18 de outubro de 2019

VISITA AOS MONTES DE ROSÉM



Começámos a estudar História. Um dos povos que por cá passaram e povoaram a nossa região foram os Celtas. Sabendo que tinham deixado vestígios nos altos dos montes, resolvemos ir à procura, fazer uma visita de estudo.
            Na tarde de sábado, doze de outubro, encontrámo-nos na EB1 de Serrinha. O professor deu explicações aos alunos e encarregados de educação sobre os Celtas. Entrámos nos carros e deslocámo-nos aos Montes de Rosém.
            Do sopé, admirámos a imponência do monte, como era íngreme, difícil de escalar. Sonhámo-nos inimigos e imaginámos todos aqueles penedos a rolar, montanha abaixo. Como lhes iríamos escapar? 
            Após uma extenuante subida, atingimos o topo. Rajadas de vento refrescante repunham o oxigénio gasto na escalada. A vista enchia o olhar: as aldeias pareciam migalhas sacudidas pelos montes, os campos, lençóis estendidos a colorir a paisagem, o rio coleava entre os vales. Numa pequena plaina rodeada de outeiros, encontrámos marcas de javalis. Milhafres planavam no ar. Era o local indicado, estratégico para se viver nesses tempos.
Encontrámos ruínas de antigas habitações num cruzamento de quatro caminhos; pedras oscilantes que eram atiradas pelas encostas por motivos religiosos; rochas com cavidades circulares usadas para sacrificar animais e seres humanos aos deuses; restos de uma antiga muralha.
Alimentavam-se e vestiam-se dos animais que criavam: cavalos, bois, ovelhas; caçavam coelhos, lebres, javalis; cultivavam o centeio, o trigo, a cevada, a fava.
Utilizavam ferramentas e armas de ferro, inventaram o barril da cerveja, tinham muitos deuses. 

Descemos o monte e regressámos mais conhecedores.     











Sem comentários:

Enviar um comentário

EQUITERRA Aqui

  De 03 a 13 de novembro, esteve patente na Biblioteca da Escola Secundária a exposição itinerante  EQUITERRA,  da autoria da UN Women.     ...