Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Comemora-se a 3 de dezembro o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Esta comemoração é promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1992, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e de mobilizar a defesa pela dignidade, direitos e bem-estar das pessoas com deficiência.
O nosso agrupamento também quis assinalar esta data e as professoras de Educação Especial da Valência do Centro de Apoio à Aprendizagem e as bibliotecas escolares convidaram os meninos do Jardim-de-Infância e os alunos da EB1 do Cruzeiro para ouvirem a história “O velho a preto e branco na aldeia das cores”, de Pedro Bessa. Trata-se de uma história cuja personagem principal é o velho Jeremias, o único habitante a preto e branco da aldeia das cores e que por isso era desprezado por todos, vivendo triste e só. Mas, certo dia, o desaparecimento do principal tesouro da Aldeia das Cores provocou uma valente reviravolta. No final da história, os alunos puderam ainda ouvir e cantar a música “É tão bom ser diferente no meio de tanta gente”.
Estas atividades tiveram como objetivo usar o livro e a leitura como instrumentos de sensibilização dos alunos para o combate ao preconceito e o direito à igualdade de oportunidades e não-discriminação das pessoas com deficiência.

Sem comentários:
Enviar um comentário